sexta-feira, 26 de março de 2010

Autora belga Kitty Crowther venceu o Prémio Astrid Lindgren Memorial 2010


A ilustradora e escritora belga Kitty Crowther venceu o prémio literário Astrid Lindgren Memorial, foi hoje anunciado. A autora estava na Feira do Livro Infantil de Bolonha, em Itália, na altura do anúncio, e mostrou-se emocionada por ter sido distinguida com este prémio, no valor de 500 mil euros. Nascida em 1970, a autora belga tem cerca de 20 títulos publicados.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Revista nosso amiguinho


A revista de todas as crianças brevemente na biblioteca.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Alice

Dizer que Alice no País das Maravilhas é uma obra-prima não chega: esta obra de Lewis Carroll, nascida de uma brincadeira de crianças numa tarde de Verão de há quase 150 anos, foi traduzida para todas as línguas, contada, adaptada e readaptada a todas as formas artísticas, e continua a fascinar-nos todos os dias por razões que ultrapassam em muito a estética literária. Trata-se do primeiro volume duma nova colecção de clássicos da QuidNovi e já está na lista de compras do bibliotecário.

Pinok e Baleote


De Tamarindo, ilha imaginária de Cabo Verde, chega-nos a história de Pinok, um menino crioulo com fama de muito mentiroso. O relato de uma amizade entre homens e animais dramatizado por alunos da escola e.b. 1 da Coca Maravilhas com a presença do escritor. A seguir, Miguel Horta falou com as crianças sobre os seus livros e contou histórias em crioulo. Foi muito engraçado!

terça-feira, 9 de março de 2010

Miguel Horta


Este escritor e pintor, contador de histórias, cruza imaginários como quem mistura pinceladas de cor. Pragas algarvias, contos crioulos, histórias de pescadores fazem parte dos textos que escreve e ilustra.
Para além da sua actividade ligada à escrita, é dinamizador da Biblioteca António Ramos Rosa na Cova da Moura, e percorre o país “contando contos” às crianças e falando da sua experiência enquanto autor. No próximo dia 18 de Março, Miguel Horta estará presente na biblioteca da nossa escola para conversar com alunos do segundo ciclo.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia da Mulher

Algumas mulheres que ganharam o Prémio Nobel da Literatura


Elfried Jelinek

De origem austríaca, marcou o panorama teatral e literário germânico e europeu do fim do século XX como nenhuma outra autora. Eminentemente política e feminista, soube forjar uma linguagem muito própria que utiliza como arma artística e estética contra os males e vícios das sociedades modernas – a exclusão das diferenças, os abusos de poder, os pesos sociais que asfixiam, esmagam e destroem. Foi premiada com o prémio Nobel da Literatura em 2004.

Doris Lessing

Foi uma escritora britânica, autora de uma vasta obra que inclui trabalhos como as novelas The Grass is Singing e The Golden . A sua obra cobre um vasto leque estilístico, indo da autobiografia à ficção científica, com claras influências do modernismo. Foi galardoada com o Prémio Nobel da Literatura de 2007,

Gabriela Mistral

Foi o pseudónimo escolhido por Lucila de María del Perpetuo Socorro Godoy Alcayaga. Poetisa, educadora, diplomata e feminista chilena, vencedora do Prémio Nobel da Literatura em 1945. Os temas centrais nos seus poemas são o amor, o amor de mãe, memórias pessoais dolorosas e mágoa.

Nadine Gordimer

Escritora sul-africana, recebeu o Prémio Nobel da Literatura em 1991, Escreveu o seu primeiro conto com apenas nove anos de idade e, continuando o seu esforço literário, viu Come Again Tomorrow, merecer publicação na secção infantil da revista Forum cinco anos depois. Em 1949 publicou o seu primeiro livro, uma colectânea de contos intitulada Face To Face, e que revelavam as suas preocupações quanto à segregação racial na sociedade sul-africana.



Selma Lagerlof

Foi uma escritora sueca. Tornou-se famosa pelos seus contos, que são verdadeiras obras-primas. Recebeu o Prémio Nobel de literatura, em 1909. Escreveu também novelas e livros de lendas, preferentemente sobre assuntos nórdicos e cristãos.



Toni Morrison

É uma escritora norte-americana. Recebeu o Prémio Nobel de Literatura em 1993, graças aos seus romances que relatam as experiências de mulheres negras nos Estados Unidos durante os séculos XIX e XX. Amada (1987), o primeiro romance de uma trilogia que inclui Jazz (1992) e Paraíso (1997), ganhou o Prémio Pulitzer de melhor ficção, em 1988 e foi escolhido pelo jornal americano New York Times como “a melhor obra da ficção americana dos últimos 25 anos”.


sexta-feira, 5 de março de 2010

Em português nos entendemos


... pelo menos assim se espera. E nada melhor que aprender uma língua contando com a ajuda de escritores que sabem cuidar dela. Por isso, sugerimos aqui a leitura da colecção Gramofone.

Diz a editora (Texto Editores) que a Gramofone “cumpre o objectivo de aliar o prazer de ler bons textos à aprendizagem divertida de regras de gramática e de fonética da língua portuguesa. A equipa de autores, constituída por Margarida Fonseca SantosLuísa Costa Gomes,Alice Vieira e Rosário Alçada Araújo, criou uma colecção superdivertida, que lança desafios aos pequenos leitores”.
É verdade. (Palavra de Letra pequena online!)


quarta-feira, 3 de março de 2010

Ler-te ao Perto

 

Ler-te ao perto é um espectáculo dirigido aos alunos do 2º ciclo do Ensino Básico com o objectivo de promover o livro e a leitura com base no Plano Nacional de Leitura. Este espectáculo propõe uma brincadeira gramatical onde os recursos estilísticos são as peças de um jogo em que os sons, as cores, os aromas são revelados nas palavras. Palavras que nos levam numa viagem através de algumas obras literárias que integram os programas de Língua Portuguesa dos 5º e 6º anos de escolaridade.
"De uma forma simples e descontraída, falamos das palavras, da leitura e dos livros não como monstros de sete cabeças, como são entendidos por alguns, mas como veículos para a imaginação e para a fantasia.
Quando as palavras te disserem mais do que elas dizem e não tiveres medo de te sentares em cima delas, como o Aladino no seu tapete voador, estarás no caminho certo para uma verdadeira aventura com o grande Ulisses, de descobrires os animais das fábulas de La Fontaine, de te esconderes no sotão com a Anne Frank, de suspirares com o amor de Romeu e Julieta, entre outras maravilhosas histórias."