segunda-feira, 6 de outubro de 2008

O Noddy é feio!


Não gosto do Noddy. Acho-o também perigoso para a formação das crianças, ainda que perceba muito pouco deste assunto. Vou, por isso, limitar-me a opinar sobre esta criatura da Enid Blyton.
Num dos mil episódios que passam na RTP2, o taxista do país dos brinquedos dá uma festa em sua casa aos seus amigos. É desagradável com a macaca Marta com quem disputa um bolo.
[Com esta atitude, Noddy mostra-se um anfitrião indigno desse nome.]
Por isso é aconselhado pela boneca Dina e pelo Orelhas a ser simpático com os convidados. Noddy aceita o conselho e canta. Depois da festa acabar, nem todos os convidados saem; a Marta, aproveitando a falsa hospitalidade do seu amigo do gorro com guizo, invade a sua casa, e exagera nas brincadeiras até altas horas. O Noody finge que tudo suporta com um sorriso, mas nós sabemos que está farto das macacadas da Marta. [Com esta atitude, Noddy mostra ser hipócrita]
A seguir, depois de mais um capricho oportunista da convidada indesejável, Noddy vai compar quilos de bananas para fartá-la ou causar-lhe uma forte dor de barriga. [Com esta atitude, Noddy mostra-se maquiavélico e diabólico.]
Depois de tanta banana, a macaca sente-se mal e deita-se na cama do nosso herói que a pretexto de a tratar a vai tapando com vários cobertores. Aflita, a Marta diz que tem falta de ar ao que prontamente o Noddy responde com um passeio, com a cama presa ao seu taxi, pelas ruas da cidade dos brinquedos.[Com esta atitude, Noddy mostra-se sádico, vingativo e inconsequente. O episódio a que me refiro, mostra ainda que a criação da Blyton é um falso ingénuo, bronco, incapaz de ser naturalmente bom, interesseiro e queixinhas...]
Concluindo, perante tantas e tão graves atitudes e comportamentos, nada educativos ou exemplares, deformadores da personalidade e lamentavelmente sem piada nenhuma, o que podemos fazer?
Eu posso tentar evitar que o meu filho veja os episódios e espere até dar a Ilha das Cores, mas e o resto das crianças deste país que vêem TV sozinhas?


3 comentários:

Anónimo disse...

boa análise mas tens de corrigir os erros pá!

Anónimo disse...

Caos, não serás tu um pouco maléfico nas tuas ideias??? Será que uma criança vê a vingança nas atitudes do Noddy?
O que pensas em relação aos outross episódios? Ver desenho animados japoneses com monstros, super heroís etc... não será pior?

Bip Bip

Portimore disse...

...ha alguém que (ainda) acredita no "bon sauvage", se as crianças o são porque é que o Noddy não o é?
Take it easy...dude