sexta-feira, 31 de outubro de 2008

A Turma



"Entre les murs", realizado por Laurent Cantet, um filme sobre a tensão que caracteriza o dia-a-dia de uma turma num liceu parisiense baseado no romance autobiográfico de Francois Begaudeau, foi o vencedor da Palma de Ouro para melhor filme na 61ª edição do Festival de Cinema de Cannes.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Clássicos ao Sol



Da colecção em questão fazem parte as seguintes obras: Os Maias, adaptado por José Luís Peixoto, Auto da Barca do Inferno adaptado por Rosa Lobato Faria, O Amor de Perdição, por Pedro Teixeira Neves, O Frei Luís de Sousa por José Jorge Letria, O banqueiro anarquista, por Clara Pinto Correia, A Queda de um anjo por Albano Martins, A Cidade e as Serras por António Torrado, O Sermão de Santo António aos Peixes, por Rui Lage, Viagens na minha terra, por Rui Zink, A Relíquia por Ana Luísa Amaral e Os fidalgos da casa mourisca por Francisco José Viegas. Estes livros encontra-se catalogados e disponíveis para leitura na BE da Esola Eng. Nuno Mergulhão

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

O Livro do mês na Coca Maravilhas



Praticamente arruinado, o Rei vive num velho castelo com as suas três filhas. Um dia, farto de comer as batatas com couves plantadas pelas princesas, decide correr mundo a ver se consegue mudar de vida. Cada uma das princesas pede-lhe um presente: a mais velha quer uma bicicleta a motor, a do meio um frigorífico e a mais nova uma rosa. O Rei percorre muitas terras, mas a sorte não o ajuda. Quando resolve voltar para casa, lembra-se dos pedidos das filhas. Sem dinheiro, percebe que só pode levar a rosa. Mas esta tarefa não vai revelar-se nada simples. Quem é o monstro que guarda as rosas e que mantém o Rei cativo? Será que a Princesa vai conseguir salvá-lo?

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Dia da Biblioteca Escolar



De acordo com os princípios estabelecidos pela IASL, relativamente ao "Mes Internacional da Biblioteca Escolar - "...O Mês Internacional da Biblioteca Escolar permitirá aos responsáveis pelas bibliotecas escolares, em todo o mundo, escolher um dia, em Outubro, que melhor se adeque à sua situação de forma a celebrar a importância das bibliotecas escolares... " - o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares decidiu declarar o dia 27 de Outubro como o DIA da BIBLIOTECA ESCOLAR, permitindo às escolas a preparação atempada de actividades específicas a realizar neste dia, independentemente de todas as acções que possam levar a efeito noutros dias do mês.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Nobel



Jean-Marie Gustave Le Clézio põe a França de novo no pódio.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

O Noddy é feio!


Não gosto do Noddy. Acho-o também perigoso para a formação das crianças, ainda que perceba muito pouco deste assunto. Vou, por isso, limitar-me a opinar sobre esta criatura da Enid Blyton.
Num dos mil episódios que passam na RTP2, o taxista do país dos brinquedos dá uma festa em sua casa aos seus amigos. É desagradável com a macaca Marta com quem disputa um bolo.
[Com esta atitude, Noddy mostra-se um anfitrião indigno desse nome.]
Por isso é aconselhado pela boneca Dina e pelo Orelhas a ser simpático com os convidados. Noddy aceita o conselho e canta. Depois da festa acabar, nem todos os convidados saem; a Marta, aproveitando a falsa hospitalidade do seu amigo do gorro com guizo, invade a sua casa, e exagera nas brincadeiras até altas horas. O Noody finge que tudo suporta com um sorriso, mas nós sabemos que está farto das macacadas da Marta. [Com esta atitude, Noddy mostra ser hipócrita]
A seguir, depois de mais um capricho oportunista da convidada indesejável, Noddy vai compar quilos de bananas para fartá-la ou causar-lhe uma forte dor de barriga. [Com esta atitude, Noddy mostra-se maquiavélico e diabólico.]
Depois de tanta banana, a macaca sente-se mal e deita-se na cama do nosso herói que a pretexto de a tratar a vai tapando com vários cobertores. Aflita, a Marta diz que tem falta de ar ao que prontamente o Noddy responde com um passeio, com a cama presa ao seu taxi, pelas ruas da cidade dos brinquedos.[Com esta atitude, Noddy mostra-se sádico, vingativo e inconsequente. O episódio a que me refiro, mostra ainda que a criação da Blyton é um falso ingénuo, bronco, incapaz de ser naturalmente bom, interesseiro e queixinhas...]
Concluindo, perante tantas e tão graves atitudes e comportamentos, nada educativos ou exemplares, deformadores da personalidade e lamentavelmente sem piada nenhuma, o que podemos fazer?
Eu posso tentar evitar que o meu filho veja os episódios e espere até dar a Ilha das Cores, mas e o resto das crianças deste país que vêem TV sozinhas?


sábado, 4 de outubro de 2008

a maior flor do mundo



Enquanto não chega às salas a versão cinematográfica de Ensaio Sobre a Cegueira, deliciemo-nos com esta versão animada do livro infantil de José Saramago A Maior Flor do Mundo. Produzido em 2007, o filme ganhou o prémio de melhor animação do Anchorage Internacional Film Festival e foi nomeado para os Goya deste ano na categoria de melhor curta-metragem. Saramago aparece no filme, como narrador e como personagem.

Os corpos dos livros





No fundo, é disso mesmo que se trata: de corpos. Os corpos dos livros. Os corpos dos leitores. E essa fronteira difusa em que eles acabam, começam ou se fundem uns nos outros.

Dinis Machado


Dinis Machado morreu hoje, aos 78 anos. Antes que a glória lhe batesse à porta em 1977, com O Que Diz Molero, foi jornalista desportivo, crítico de cinema — tendo organizado os primeiros ciclos de cinema da Casa da Imprensa —, director da edição portuguesa da revista de BD Spirou e, sob pseudónimo de Dennis McShade, escritor policial.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008