sexta-feira, 30 de abril de 2010

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Feira do Livro de Lisboa

Começa na próxima 5ª feira, no Parque Eduardo VII, o grande evento da cidade de Lisboa associado ao livro. Da programação deste ano destacamos a inclusão de música e de um conjunto de actividades e animações destinadas ao público infantil, a jardins de infância e a escolas do 1º ciclo

sexta-feira, 23 de abril de 2010

sábado, 17 de abril de 2010

O Tesouro


No âmbito das comemorações do 25 de Abril, a Biblioteca apresenta a obra de Manuel António Pina “O Tesouro”. Esta actividade destina-se aos alunos do 2º ciclo.

"Os corações exultaram de alegria e as janelas encheram-se de bandeiras e de cravos vermelhos: os soldados puseram cravos vermelhos nas espingardas e as mulheres esqueceram-se do jantar e das limpezas da casa e correram para a rua com os filhos ao colo e cravos vermelhos ao peito, chorando e rindo, comovidas e confusas; as pessoas que tinham sido expulsas e obrigadas a refugiar-se longe regressaram; as portas das cadeias abriram-se e os presos voltaram, a casa; os jovens vieram da guerra, felizes por estar de novo rodeados dos amigos e abraçar os pais e os irmãos; e os meninos e as meninas puderam pela primeira vez dar as mãos e falar e olhar-se, caminhando lado a lado sem medo de acusações nem de castigos."


excerto

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Uma Floresta no Fundo do Mar


O concurso Os Artistas Digitais, promovido pelo CCEMS, tem como objectivos, não só promover a utilização das TIC em contexto escolar mas também desenvolver as capacidades de utilização das ferramentas de processamento de texto e de imagem, como instrumentos fundamentais para estimular a capacidade criativa dos alunos. 
Para edição deste ano foram lançados mais dois temas: para o Pré-Escolar e 1º Ciclo o tema é "Uma floresta no fundo do Mar" e para o 2º Ciclo o tema é "Uma cidade num planeta distante". Os alunos do Jardim de Infância do Fojo estão a fazer os seus desenhos para participar neste concurso.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Histórias para contar em noites de luar.


O Zé Fanha, que no passado ano lectivo visitou as nossas bibliotecas, tem novo livro. Nele se  reúnem histórias escritas pelo simples prazer de contar histórias. Ao correr da pena, as palavras foram-se seguindo, chamando-se umas às outras, caminhando por montes e vales, fazendo estalar a magia em aventuras misteriosas e fantásticas. São histórias de rainhas e reis, príncipes e princesas, histórias onde as estrelas podem cair do céu e entrar pelo mar dentro e onde conhecemos estranhas personagens como Pulquéria a domadora de palavras selvagens ou a velhinha que dava milho real a pombos imaginários. Histórias que devemos ter sempre à mão para aqueles momentos em que um menino, mais pequeno ou maior, de 8 ou de 80 anos, abre um sorriso e nos pede: "Conta-me uma história!"