sábado, 27 de fevereiro de 2010

Histórias do Barco da Velha



No barco da velha cabem 13 histórias com personagens do arco-da-velha em situações igualmente bizarras: um fantasma com asma e afónico, uma ovelha muito velha, marinheiros de grandes patilhas, um marinheiro cheio de dinheiro, uma ninfa de parar a respiração, um macaco de irritação, um velho marinheiro apaixonado, um garoto tonto de Toronto, o Príncipe das Astúcias, um rato a fugir de um gato, um rapazola, o macaco Paco e, obviamente, a velha no seu barco, qual mestre de cena, a desancar a torto e a direito, defendendo os seus pergaminhos.
De tal quantidade e qualidade de personagens só pode resultar uma escrita caracterizada por um humor fino, a raiar tantas vezes o nonsense, e por um ritmo e musicalidade fortes, onde as rimas internas funcionam como uma convocação ao riso e à imaginação.
A ilustração de Rute Reimão, numa linguagem compositiva peculiar, oferece uma leitura nova ao texto de Pedro Teixeira Neves.Breves mas intensas, estas Histórias do Barco da Velha fazem marear qualquer leitor.

Leituras


Alexandre Parafita é um estudioso da tradição oral e aqui reúne quatro histórias recolhidas à volta do diabo. Na que se intitula O lencinho mágico, uma menina, de tanto ser mandada “prò Inferno”, acaba por decidir ir mesmo para lá. Fica no entanto a saber que, se conseguir tirar o lencinho vermelho do bolso do demónio que lá mora, pode fugir e pedir tudo o que quiser. Esta história foi contada ao autor em 2004 por Ilda Paredes (74 anos), de Macedo de Cavaleiros. Noutro conto, fica a saber-se que: “Sempre o Diabo usou de cautelas/ à beira de garotos e capelas.” As pessoas que transmitem estes contos ao autor, no que considera ser um “riquíssimo património imaterial”, têm a feliz designação Narradores da Memória. Neste livro, os malandros dos demónios acabam sempre derrotados. Ainda bem.

Contos ao Vento com Demónios Dentro
Autor 
Alexandre Parafita
Ilustrador 
Miguel Gabriel
Editor Plátano Editora
32 págs., 9,95 euros


sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Michelangelo: Edição de Luxo




Se os livros podem ser digitais porque não em mármore (e branco de Carrara)? 100 mil euros e 28 quilos parecem não ser problema.
Estamos a falar do livro "Michelangelo". Uma capa em mármore com uma reprodução do baixo relevo "La Dotta Mano" em mármore de Carrara. O livro contém fotografias de esculturas de Miguel Ângelo e fólios com desenhos para além de fotografias dos seus trabalhos na Capela Sistina. O texto (escrito com processos tradicionais) é do biógrafo Giorgio Vasari e vai estar em exposição na Biblioteca Nacional de Portugal. Inclui móvel e garantia para 500 anos!

O Maior Livro do Mundo



Tem 1,75m de altura, dois metros de comprimento e é tão pesado que são necessárias seis pessoas para o transportar. O Atlas Klencke, considerado um dos maiores livros do mundo, foi um presente de um mercador holandês, Yohannes Klencke, para o rei Carlos II, em 1660, após a restauração da monarquia em Inglaterra e na Escócia.

Daqui por uns dias

Mais Novidades


Os textos de Alexandre O’Neill que compõem este volume nunca foram por ele incluídos em livros seus. À excepção de dois, recuperados de uma antologia, e de três encontrados no espólio, o autor publicou-os em jornais e revistas durante a década de 70.
O conjunto aqui editado resultou da pesquisa feita no âmbito da biografia do poeta (Maria Antónia Oliveira, Alexandre O’Neill, Uma Biografia Literária, Dom Quixote). Pôde constatar-se que, embora o poeta viesse publicando regularmente desde os finais da década anterior, os anos 70 eram aqueles em que a sua produção se tornava mais assídua, e em que mais textos haveriam de ficar confinados às páginas dos periódicos.

Ondjaki





Ondjaki nasceu em Luanda, em 1977.
Prosador e poeta, também escreve para cinema e co-realizou um documentário sobre a cidade de Luanda (“Oxalá cresçam Pitangas – histórias de Luanda”, 2006). É membro da União dos Escritores Angolanos e da Associação Protectora do Anonimato dos Gambuzinos. Alguns livros seus foram traduzidos para francês, espanhol, italiano, alemão, inglês, sérvio, sueco e chinês. A Biblioteca enriqueceu a sua colecção com os livros "Os da Minha Rua - Estórias" e "Momentos de Aqui".

Carnaval de Podence e Lazarim







Joel Santos e Magali Tarouca guiaram um grupo de fotógrafos para um dos mais autenticos carnavais do país - Podence e Lazarim. Delicie-se com as fotos

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010



PROJECTO " PARTILHAR LEITURAS"

    Relativamente ao projecto "Partilhar Leituras" do 1.ºperíodo, o livro de que mais gostei foi  Crepúsculo da autoria de Stephenie Meyer.
    Apesar de já o ter lido, gostei imenso de "reviver" algumas partes deste romance apaixonante: uma história linda, com personagens sobrenaturais fantásticas.
   Lê e vais chorar de emoção!

Inês Tiago-7.ºC

   Votei no livro de Geronimo Stilton, Expedição à Ilha Borboleta , porque gostei do que ouvi ler por
"falar" sobre a Natureza.

Vanessa Encarnação - 7.º C

   Dos livros que ouvi ler,o meu preferido foi Crepúsculo, pois é um romance muito bonito e,como gostei, já o comprei e já o li. Adoro!
   Atenção é um romance muito bonito, mas também perigoso...
   Lê-o e descobre a razão.

  Daniela Cabrita - 7.ºC


   De todos os livros que ouvi ler, gostei muito de Crepúsculo, Eclipse e Expedição à Ilha Borboleta. Este último,do escritor Gerónimo Stilton, assim como todos os outros livros desta colecção, é bastante engraçado para quem gosta de contos que têm animais como personagens.

   Ana Rita Nunes - 7.ºC