quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares



Exposição de trabalhos dos alunos

quinta-feira, 22 de outubro de 2009



No âmbito da comemoração do mês das Bibliotecas Escolares, foram enviados convites aos encarregados de educação para que participassem em algumas actividades. Na Escola E.B. 1 das Vendas, uma encarregada de educação falou sobre a sua profissão aos meninos do 1º ano.

Blogomaquia

LOGOMAQUIA
Do grego logos e mach, literalmente combate ou luta de palavras ou de discursos, este termo costuma ser utilizado para significar, numa acepção restrita, uma disputa ou uma controvérsia e, num sentido lato, a natureza eminentemente dialógica do discurso. Ao considerar assim a natureza logomáquica do discurso, sublinha-se o facto de toda e qualquer prática enunciativa comportar, implicita ou explicitamente, uma dimensão agonística, por ser constituído por um combate de posições a partir de lugares ou de topoi argumentativos.

Blogomaquia a palavra que falta na blogosfera. Blogomaquia o que não houve por aqui. Nunca chegou a ser para mim um lugar público de solidão porque soube sempre que a co-autoria nos poupa a essa tristeza.

Aos pouquinhos colegas que vão acompanhando o que se foi e irá continuar a escrever-se no blogue da Biblioteca Mergulhão e em especial ao meu querido colega Francisco um até sempre. Parti para outros projectos, mas vou voltando de quando em vez.

Espero que este blogue seja também uma "never ending story".

sexta-feira, 16 de outubro de 2009



«O Dia Mundial da Alimentação, proclamado, em 1979, pela Conferência organizada pela FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations), tem por objectivo despertar o interesse das pessoas pelo problema da alimentação no mundo e reforçar a solidariedade na luta contra a fome, a malnutrição e a pobreza.

O Dia comemora a data da fundação da FAO, em 1945.

Em 1980, a Assembleia Geral aprovou a comemoração do Dia, tendo em consideração que "a alimentação é um requisito para a sobrevivência e o bem-estar da humanidade e uma necessidade humana fundamental"

(resolução 35/70, de 5 de Dezembro).»

Centro de Informação das Nações Unidas em Portugal (já não está on line)

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

República em livros



A Assembleia da República ofereceu à Biblioteca as seguintes obras:

1. O Busto da República
2. A Constituição
3.Como se faz uma lei
4. O Palácio de S. Bento e o Parlamento
5. A Longa História do Poder
6. A Constituição da República Portuguesa (trocada por miúdos)

Para saberes mais consulta: http://www.parlamento.pt/


domingo, 11 de outubro de 2009

Herta Muller




Obviamente, o Prêmio Nobel de Herta Muller provocou inúmeras reações. A maioria tem enfatizado a surpresa perante uma autora com uma celebridade mais discreta, se comparada com a craveira universal de autores como Amos Oz, Philip Roth, Mario Vargas Llosa ou Joyce Carol Oates. Outros afirmaram que segue a lógica das "descobertas" politicamente correctas da Academia

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

6 livros = 5 euros


O jornal Expresso publica uma colecção de clássicos da literatura. A colecção "Clássicos da Humanidade" em formato de bolso e a um preço simbólico é composta por seis obras célebres, que fazem parte do plano Nacional de Leitura, adaptadas para facilitar a leitura de crianças e jovens.

A colecção:
1. A Peregrinação
2. Os Lusíadas
3. Viagens de Gulliver
4. Odisseia
5. História Trágico Marítima
6. A Eneida

ver o video:
http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/534559

sábado, 3 de outubro de 2009

A Cidade Depois



Obra de Pedro Paixão, escrita após o 11 de Setembro e constituída por 13 textos e um poema de Walt Whitman, A cidade depoisadequa-se a leitura pelos alunos do secundário e é recomendado pelo ME para o 10º ano. Uma vez que o título se encontra esgotado, o autor não foi de modas e passou a disponibilizá-la, via web, gratuitamente (aqui).

sexta-feira, 2 de outubro de 2009