segunda-feira, 26 de maio de 2008

Auto da Índia

Ao contrário do que estava previsto e combinado com todos, o espectáculo da ACTA realizou-se na Sala do Aluno, onde o conforto e as condições de trabalho para os actores são inferiores. Muito poucos lugares sentados, excesso de luz, menos privacidade para os actores, e outras coisas. Apesar dos contratempos, a boa vontade e o profissionalismo da ACTA não impediu os nossos alunos de, mais uma vez durante este ano lectivo, assistirem a um espectáculo de teatro. No final, os actores dinamizaram uma conversa com os alunos. O bibliotecário fez a reportagem fotográfica.













sábado, 24 de maio de 2008

Auto da Índia



Na próxima segunda-feira, pelas 13.30, a Biblioteca apresenta o "Auto da Índia". Este clássico da literatura dramática portuguesa será apresentado numa feição didáctica e pedagógica de forma a servir os objectivos escolares. Num exercício de razoabilidade, pretende-se que ao fazer-se uso dos recursos da elaboração cénica se faça também uso daqueles outros recursos afectos ao ensino do texto dramático, como tratando-se de uma "aula dramatizada". O espectáculo é seguido de debate com os discentes. Estão todos convidados!
Ficha Artística e Técnica:
Texto: Gil Vicente Encenação: Luís Vicente Cenografia: Tó Quintas Intérpretes: Ana Gabriel, Elisabete Martins, Jorge Soares e Mário Spencer Figurinos: ACTA Direcção Técnica: Noé Amorim Direcção de Produção: Luis Vicente.

sábado, 17 de maio de 2008

Festa da Poesia


No passado dia quinze, decorreu na biblioteca da nossa escola a primeira festa da poesia. Esta actividade serviu para despertar nos jovens o gosto pela poesia. Os alunos leram versos cheios de música e magia e foram aplaudidos com entusiasmo pelos que assistiam. Nas paredes puderam ser apreciados os bonitos cartazes ilustrados com poemas de autores língua portuguesa. Do programa, também fez parte o jogo das lanternas. No final não faltou a distribuição de prémios.






















quinta-feira, 15 de maio de 2008

A Fábrica



O Museu de Portimão é inaugurado, sábado, 17 de Maio, pelas 16h00, pelo ministro da Cultura, José Pinto Ribeiro e pelo presidente da Câmara Municipal de Portimão, Manuel da Luz.
Situado na antiga fábrica de Conservas La Rose, o museu resulta de um investimento de mais de 9,5 milhões de euros, e mostra o património histórico, etnográfico e industrial da cidade e região.
Nos 5000 histórico m2 de área, há espaços para exposições diversas, auditório, oficina e laboratório de conservação e restauro, um centro de documentação/arquivo.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Poemário

«Também os gritos são feitos
de palavras, isto é

de uma grande ausência
de palavras, isto é

de silêncio carregado
de veneno

Palavras como rostos, como histórias
por contar

Alheamento, abandono, esquecimento
quem pode viver disso?»


Rui Caeiro, «Baba de Caracol», Ed. de Autor